Oi, pessoal!
Aproveitando o interesse em explorar a ideia de agregar valor a objetos que seriam descartados, utilizando a técnica do Upcycling, optei por escrever sobre a criação de sapateira feita com estrado velho que você queria jogar fora.
Obs.: Nunca fiz uma sapateira em casa, e tudo o que estou postando aqui é resultado de muita pesquisa em diversos sites e revistas. Transformei essas informações em conteúdo para oferecer ideias e inspirações aos leitores do Blog By_Josy Ateliê.
Será bem legal se você - construir a sua sapateira seguindo o passo a passo do blog - compartilhar uma foto da sua sapateira pronta, aqui nos comentários. Com certeza, isso incentivará outros artesãos a se aventurarem também.
Você já parou para pensar no potencial que um estrado de cama belho por ter
Muitas vezes, esse móveis acabam sendo descartados ou deixados na calçada, aguardando a coleta do caminhão de lixo. No entanto, pouca gente sabe que é possível transformar essas peças em novos móveis cheios de estilo, além de ter a oportunidade de lucrar vendendo essas criações renovadas.
REAPROVEITAR UM ESTRADO DE CAMA
Você deve já ter passado por isso uma vez na vida pelo menos: sentindo-se culpado por jogar no lixo um móvel que sabe ser algo valioso para pessoas criativas
Tem gente que nasceu criativa do tipo: olhou para uma garrafa de plástico e já lhe deu outra destinação que não era apenas a de carregar um líquido dentro.
Outras pessoas, no entanto, vão sempre entender que garrafas de plástico só servem para carregar seu refrigerante preferido.
Com um estrado velho de cama, acontece o mesmo. Alguns darão nova destinação para aquele objeto e, outros, apenas continuaram achando que aquele objeto está quebrado e não serve para mais nada.
![]() |
Imagem gerada pela IA Qwen |
DIY, FAÇA VOCÊ MESMO!
Vamos parar de conversa e colocar as mãos na massa!
Materiais Necessários
- Estrado de cama velho ( ripas, até os pregos poderão ser reutilizados)
- Martelo
- Serrinha para cortar madeira
- Paridade
- Barbatana de broca
- Lixa para madeira
- Tinta e verniz (opcionais, para personalização)
Visite o blog CondutorAds
PASSO A PASSO: COMO FAZER A SUA SAPATEIRA
1. Desmontagem do Estrado
O primeiro passo será o de desmontar o estrado, completamente. Use um martelo para retirar as ripas e os travessões tomando cuidado para não danificá-los. Aproveite também os pregos e parafusos que já estão no estrado - isso ajudar a manter o custo zero.
2. Definição das Medidas
Para cria um sapateira com 4 prateleiras, você poderá ajustar o tamanho de cada divisório e estrutura de acordo com o espaço para onde o móvel será utilizado. Aqui vamos definir as medidas para um sapateira que você poderá colocar no seu banheiro, por exemplo:
- Travessão: 6 peças de 30 cm
- Travessão: 4 peças de 75 ou 78 cm
- Ripas horizontais (prateleiras): 12 peça de 75 cm
Essas larguras foram definidas com base no espaço disponível e no propósito da peça, mas você poderá adaptá-la de acordo com o lugar que vai usar para utilizar o móvel.
3. Montagem da Estrutura
Com as peças cortadas e lixadas, é hora de montar a estrutura do móvel. Siga esses passos:
- Fixação das prateleiras: Posicione as quatro ripas, com comprimento de 75 a 78 cm, horizontalmente sobre os dois travessões laterais de 30 cm de cumprimento. Certifique-se de que estejam bem niveladas. Para um efeito visual mais agradável, mantenha um espaço de 2 cm entre as ripas. Utilize preços reaproveitados para fixar as ripas nos travessões, garantindo firmeza e segurança na montagem.
- Estrutura: Após montar o piso das prateleiras de acordo com suas necessidades, inicie a construção da estrutura da nova peça. Fixe o piso das prateleiras a dois travessões de aproximadamente 75 a 78 cm usando uma furadeira. Para garantir uma fixação firme, utilize parafusos - de preferência, aqueles que você removeu do próprio estrado. Repita esse procedimento em ambas laterais do piso das prateleiras já montado, assegurando que tudo esteja bem alinhado e seguro.
- Finalização: Você poderá colocar um tampo na sua prateleira ou apenas finalizá-la com os travessões deixando a superfície aberta. A escolha é sua.
ACABAMENTO
Depois de montar a estrutura, é hora de dar um toque especial:
- Opção 1: Apenas passe uma seladora para evitar fungos e umidade e mantenha cor original da madeira;
- Opção 2: Envernize para dar brilho
- Opção 3: Pinte as laterais e o piso das prateleiras com cores de sua preferência.
VERSATILIDADE DO PROJETO:
Embora esta peça tenha sido criada como um sapateira, ela pode servir para vários fins, como:
- Organizador de produtos de limpeza para a sua lavandeira;
- Organizador para caixas de ferramentas na sua garagem;
- Mini armário de roupas para o quarto das crianças
- Armário para brinquedos de crianças e pets;
- Estante para livros
- Organizador de toalhas de banho em seu banheiro
Visite o blog CondutorAds
CUSTO FINAL E VALOR AGREGADO
O maior diferencial deste projeto é o baixo custo, praticamente inexistente, pois a madeira foi reaproveitada de um estrado de cama antigo. Como não foi necessário comprar pregos, parafusos ou outros materiais, não houve despesas adicionais. Se você optar por manter o móvel apenas lixado, o investimento permanece mínimo. A única 'despesa' envolvida foi o tempo dedicado a planejar, projetar e dar forma ao novo utensílio doméstico.
![]() |
Fonte: casa e festas |
Por isso, se você pretende comercializar móveis sustentáveis, é importante estimar todos os custos envolvidos. Uma sapateira semelhante no mercado pode ser vendida por mais de R$ 50,00, então é fundamental calcular corretamente os custos de produção para garantir uma margem de lucro adequada.
Transformar um estrado de cama velho em uma sapateira é uma ideia simples, prática e sustentável. Além de reduzir o desperdício, você terá um móvel funcional e personalizado para sua casa. Que tal colocar a mão na massa e criar sua própria versão?
Se você gostou dessa ideia, não deixe de compartilhar este artigo e se inscrever no blog para receber mais conteúdo.